Homeopatia

A harmonia entre corpo e mente é o que mantém o organismo saudável. Sem essa harmonia o corpo sofre processos de desgaste que afetam a saúde e bem-estar. Nos casos em que o equilíbrio foi afetado por enfermidades a homeopatia é um tratamento natural que não possui efeitos colaterais.
O Instituto Karina Cancela Saúde Integrativa é especializado no tratamento dos problemas de saúde através da Homeopatia. A palavra Similia similibus curentur, que significa “o semelhante se cura pelo semelhante”, ou seja, é baseada na lei do semelhante que é o princípio básico da homeopatia.
Por meio dessa especialidade é possível tratar diversas doenças — desde as alergias respiratórias até problemas emocionais como:
Doenças respiratórias: Rinites alérgicas e demais doenças relacionadas — como bronquite, sinusite e asma — têm sido grandes alvos dessa ciência há décadas. Esse método terapêutico equilibra o organismo, balanceando a reação aos fatores alérgenos. Isso diminui o número de crises e o aparecimento das demais doenças ligadas à alergia.
Problemas emocionais: Estresse, ansiedade, síndrome do pânico e outras condições psicoemocionais também podem ser abordadas por meio da homeopatia. Para esse ramo da medicina, esses problemas são apenas sintomas de questões mais profundas.
Problemas gastrointestinais: Prisões de ventre ou episódios muito frequentes de diarreia, gastrites, úlceras e outros problemas gastrointestinais costumam ter relação com o emocional e com o estresse. A homeopatia auxilia na gestão dessas emoções, equilibrando também a parte digestiva.
Disfunções na tireoide: Nos casos de hipo ou hipertireoidismo, a abordagem pode entrar como um coadjuvante no tratamento. Em alguns casos pode haver diminuição da medicação convencional, mas somente após um acompanhamento em conjunto com as demais especialidades.
Sobrepeso e obesidade: Muitos casos de sobrepeso e obesidade têm uma causa emocional, mas também compulsiva. A homeopatia ajuda a diminuir a ansiedade causada pela dependência à comida, tornando mais fácil a adoção de uma dieta saudável e a construção de uma nova relação com os alimentos.
Lembrando que não há medicamentos homeopáticos que ajam diretamente na perda de peso.
Acupuntura

A Acupuntura, uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, atua na promoção da saúde e do bem-estar, bem como na prevenção e tratamento das mais variadas doenças. Tem sua eficácia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na abordagem de doenças, como:
-
Dores em geral: Enxaqueca, cefaleia, lombalgia, punho, joelho, ciática, ombro, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, fibromialgia etc.;
-
Má digestão, gastrite, refluxo, azia e constipação;
-
Bronquite, asma, rinite, sinusite, alergias e baixa imunidade;
-
Ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico e estresse;
-
Tensão pré-menstrual (TPM), distúrbios menstruais, sintomas de menopausa, infertilidade e impotência;
-
Hipertensão arterial;
-
Obesidade;
-
Urticária, eczemas, psoríase.
Segundo a medicina tradicional chinesa, as doenças são desencadeadas por desequilíbrios energéticos do organismo, causados por diversos fatores como má alimentação, stress, sedentarismo e baixa imunidade. A acupuntura, atua em pontos energéticos específicos do corpo para promover e restaurar o equilíbrio do organismo. Aliada à medicina ocidental, com base em conceitos da saúde integrativa, tem apresentado os melhores resultados para o tratamento de doenças crônicas, sendo parte importante no processo de cura.
Quando existe um estado de doença, a MTC busca restaurar o equilíbrio do corpo e reequilibrar o “yin e yang”. Yin e Yang representam forças opostas ou extremidades opostas de uma escala ou de um âmbito de valores. Reequilibrar o yin e yang pode significar, do ponto de vista moderno, o restabelecimento de valores biológicos normais.
A acupuntura também possui técnicas sem agulha. Algumas delas são:
-
Laser terapia: é a técnica com laser nos pontos de acupuntura;
-
Apong: são adesivos colocados sobre os pontos de acupuntura;
-
Ventosaterapia: são copos de acrílico ou vidro para sucção em pontos de acupuntura;
-
Auriculoterapia: são sementes ou agulhas colocadas na orelha em pontos correspondentes;
-
Guá Sha: é uma massagem em regiões específicas na qual é utilizado uma pedra de Jade.
-
Eletroacupuntura: estimulações em correntes elétricas para potencializar o efeito analgésico dos acupuntos.
Terapia Floral

A terapia floral é fundamentada no trabalho de Dr. Edward Bach, médico inglês, que na década de 1930 percebeu que o que determina muitas doenças são estados mentais e emocionais em desequilíbrio.
Uma das premissas desta terapêutica é a participação ativa do indivíduo em seu processo de promoção e recuperação da saúde, por meio de uma abordagem onde ele é convidado a buscar em si mesmo aqueles sentimentos que podem estar causando o desequilíbrio e, consequentemente, as doenças. Desse modo, a terapia floral promove no indivíduo a responsabilidade pela sua saúde, por meio do autoconhecimento e do autodesenvolvimento.
Outro pilar que sustenta essa terapêutica é a sua característica de tratar a pessoa e não a doença, a causa e não o efeito, o todo e não as partes, num processo que prioriza a promoção e a recuperação da saúde e que contempla o ser humano em todos os seus aspectos (físico, emocional e mental).
A terapia floral é considerada uma terapia integrativa e complementar da saúde que utiliza as essências florais, visando a promoção e recuperação da saúde.
Ela tem uma abordagem salutogênica, ou seja, ela busca as razões que levam alguém a estar saudável e não uma explicação para o motivo da enfermidade.
Por isso, ela propõe formas de estimular e preservar a saúde, sendo capaz de proporcionar um estado de harmonia e bem-estar com o meio social, familiar e consigo mesmo.
Os florais utilizados nesta terapêutica são preparados naturais que trazem registrados em seu conteúdo uma ou mais informações das plantas utilizadas.
Ao entrar em contato com o indivíduo, essas essências atuam agindo como catalisadores de processos de transformação.
Diferente de medicamentos alopáticos, os florais são preparados por métodos que não carregam quimicamente a água.
Por isto, seu uso é seguro. Por ser uma prática integrativa e complementar, a terapia floral colabora com o tratamento convencional, à medida que equilibra emocionalmente o indivíduo, diminuindo sentimentos como, ansiedade, medo, tristeza, angústia, apatia, raiva, mágoa, insegurança, baixa autoestima, entre outros, restabelecendo da saúde integral.
Os florais podem ser administrados oralmente, em cremes e loções, na água do banho ou ainda borrifados no ambiente.
Estética integrativa facial e corporal

A estética integrativa é uma forma mais completa de tratar o paciente aplicando terapias complementares, enxergando o paciente e suas alterações estéticas sob um aspecto amplo, levando em consideração um contexto emocional, mental, espiritual e físico.
Nosso corpo é submetido a uma série de toxinas ao longo dos dias, gases da atmosfera, alimentos ultra processados e uma série de mudanças químicas que vão ocorrendo em nosso organismo que geram inflamações, alergias, doenças que passam desapercebidas até começarem a desencadear sinais crônicos.
Por isso alguns incômodos estéticos como a celulite, gordura localizada, flacidez, entre outros, tem causas diferentes, como má alimentação, alguma deficiência hormonal etc.
Sendo assim é importante tratar as causam e efeitos de uma forma integrada para que os resultados sejam duradouros e satisfatórios.
A estética integrativa se apresenta como terapias complementares, menos agressivos do que os tratamentos convencionais.
As técnicas mais utilizadas para melhorar a estética são a Acupuntura estética, Ozonioterapia Estética e a suplementação através da Fitoterapia, vitaminas e sais minerais.
Ozonioterapia

Ozonioterapia é uma terapia da saúde integrativa que tem como ação administrar o ozônio do nosso corpo. O Ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio (O3), porque ele ajuda a melhorar a oxigenação dos nossos tecidos, aumentando a resposta do sistema imunológico no combate à doenças infecciosas, autoimunes, osteoarticulares, neurológicas, urogenitais, feridas infectadas entre outras, além de ajudar a aliviar a dor crônica causada pela fibromialgia ou artrite reumatoide, por exemplo.
Entenda que a administração do ozônio deve ser sempre realizada por um profissional da saúde habilitado e pode ser realizada através de injeção direta no local da dor, nas articulações ou entre as vértebras, além da insuflação retal, bucal ou vaginal ou sistêmica através do sangue.
A Ozonioterapia aumenta a quantidade de oxigênio nos tecidos, interrompendo os processos não saudáveis do nosso corpo, como o crescimento de bactérias patogênicas em casos de infecção ou até mesmo impedindo alguns processos oxidativos. Isso pode ser usado na ajuda contra diversos tipos de problemas de saúde, como:
-
Doenças autoimunes
-
Problemas respiratórios
-
Doenças urogenitais
-
Tratamento de infecções
-
Tratamento do câncer
-
Doenças osteomusculares
-
Complicações metabólicas (Diabetes e Obesidade)
-
Problemas dermatológicos
-
Disfunções estéticas
-
Disfunções neurológicas e psicossomáticas
-
Entre outras doenças.
Biorressonância

Ainda uma novidade para a maioria dos brasileiros, a Biorressonância já é utilizada na Alemanha, Áustria, Suíça, Portugal e Espanha por profissionais da medicina convencional e terapeutas. Na China, esta técnica já é usada na maioria dos hospitais pediátricos e cresce cada vez mais na Austrália e Reino Unido.
Ressonância bioenergética ou Quantica é o campo da medicina energética que detecta e trabalha com informações de frequência eletromagnética gerada pelo corpo.
Bio refere-se a um organismo vivo e ressonância significa “vibrar em harmonia com”.
É método de análise é indolor que atua nos desequilíbrios causadores de distúrbios e não possui efeitos colaterais, sendo 40 mil vezes mais sensível que a ressonância magnética.
Células do nosso corpo geram impulsos elétricos minúsculos que interagem ou se comunicam com as células vizinhas. As células emitem continuamente e respondem a esses sinais. Estes sinais têm a forma de oscilações ou vibrações e o padrão de oscilação encontrado difere entre uma pessoa saudável e uma pessoa doente.
Toda a matéria tem a sua própria frequência vibracional, que pode ser mutável e influenciada na presença de diversos fatores como: emoções, pensamentos, parasitas indesejáveis, metais pesados, radiação, sons, nutrientes celulares e cores que, juntos ou isoladamente, contribuem para o desequilíbrio orgânico e o aparecimento de doenças.
Se uma célula tem uma boa saúde seu sinal será harmonioso e ressoa de forma livre com outras células do corpo. Se um agente patogênico (toxina, vírus, parasitas, etc.) ataca uma célula, então o sinal proveniente da célula torna-se distorcido.
Os perfis do sinal são medidos por meio de eletrodos dispostos sobre um compartimento no qual o paciente posiciona uma das mãos após 120 segundos o diagnóstico por frequência e realizado.
Após obter o resultado o profissional habilitado ira direcionar o tratamento, na maioria das vezes utilizando a suplementação buscando o equilíbrio ao organismo, desintoxicação e biorregulação.